Fomentar o ensino da ciência e tecnologia, fortalecendo as ações através de estratégias pedagógicas planejadas. Foi dessa forma que a Rede Municipal de Ensino de Oeiras alcançou a exitosa marca de 1.098 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As medalhas foram conquistadas por alunos do 1º ao 9º ano.
Desde 2015, a Rede Municipal de Ensino de Oeiras fomenta nas escolas, junto com os alunos e professores, a OBA e a MOBFOG. “É uma olimpíada que não é obrigatória a participação, mas a rede municipal acredita que é preciso fomentar ciência e tecnologia, motivando os alunos em torno da temática da astronomia e da astronáutica.”, explica a professora Carlane Leal, Supervisora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de Oeiras (SEMED) .
Em 2016, os trabalhos com a temática foram intensificados através de oficinas pedagógicas e outras estratégias para o professor abordar em sala de aula. “São realizados as aulas teóricas sobre Astronomia e Aeronáutica e também as aulas de confecção de foguetes. Com isso, nosso resultado foi melhorando a cada ano, conquistando mais medalhas”, ressalta a professora Carlane.
Na edição deste ano, a educação municipal oeirense obteve o resultado de 214 medalhas e contou com o apoio do professor e doutor João Batista Garcia Canalle, presidente da comissão organizadora da OBA e diretor da MOBFOG. “Tivemos a honra de receber o professor Canalle, que veio fazer uma formação de 5 dias conosco, envolvendo 120 professores da rede municipal. Foi um experiência ímpar.”, destaca.
A professora também comenta sobre a experiência exitosa na MOBFOG. “Referente à MOBFOG, 18 alunos da nossa rede municipal de ensino, especificamente dos anos finais, obtiveram grande alcance e foram convidados para participar de uma atividade no Rio de Janeiro. Um outro grande destaque desse ano foi a seleção de 5 alunos, participando da etapa internacional da OBA. No Brasil, são 200 alunos selecionados para esta etapa. Nossos alunos estão concorrendo para esta etapa que será nos Estados Unidos”, enfatiza a supervisora.
Carlane explica que o êxito na OBA e MOBFOG se deve aos trabalhos pedagogicamente organizados. “A gente vem percebendo o crescimento da rede, o crescimento os alunos, que são consequências de estratégias organizadas, pensadas e bem planejadas”, finaliza.