A- A A+
Notícia
19/06/2019 às 08h36 - atualizado em 19/06/2019 às 08h50

Projeto Junino 2019 proporciona educação e preservação ambiental através da carnaúba

O projeto tem inicio nesta quarta-feira, 19.

Com o objetivo de conscientizar os educandos através da educação e da preservação ambiental, cultural e histórica da carnaúba, árvore símbolo de Oeiras e do Piauí, a Secretaria Municipal de Educação de Oeiras (SEMED) apresenta o Projeto Festa Junina: Carnaúba, “A árvore da vida”: plantando saberes e colhendo fazeres.

O projeto tem inicio nesta quarta-feira, 19, e traz como protagonista a carnaúba, uma palmeira nativa do semi-árido do nordeste brasileiro. Seu nome deriva do Tupi e significa "árvore que arranha", em função da sua rusticidade. Como bem diz o sertanejo "na carnaúba nada se perde"! e ele a utiliza de forma que não prejudica nem a planta nem o meio ambiente.

As maiores concentrações de carnaubais encontram-se nos estados do Piaui e Ceará, sempre nos vales dos rios e terrenos arenosos. Intimamente ligada a seu habitat, a carnaúba é de grande resistência e longevidade, podendo viver até 200 anos.

Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino trabalharam o produto de forma artesanal e criativa, evidenciando a diversidade  de formas e uso da carnaúba. 

 Confira a programação completa do projeto Festa Junina: Carnaúba, “A árvore da vida”:

 

 

 

Secretaria Municipal de Educação


Endereço
Rua Zacarias de Góis e Vasconcelos, 355 - Centro
64500-000 Oeiras (Piauí)
Site desenvolvido pela Lenium