A- A A+
Notícia
14/06/2019 às 08h10 - atualizado em 14/06/2019 às 08h28

Núcleos de Cultura proporcionam desenvolvimento artístico e cultural a alunos da rede municipal em Oeiras

O projeto visa desenvolver o lado intelectual, emocional e cultural dos alunos.

Educar através da arte. É dessa forma que os núcleos de cultura da Secretaria Municipal de Educação de Oeiras (SEMED) vêm trabalhando na aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino, proporcionando a eles desenvolvimento artístico e cultural. O projeto vem ganhando maior proporção e diversidade de expressões artísticas.

Os núcleos de cultura visam possibilitar o desenvolvimento intelectual, emocional e cultural dos alunos. “Eles têm a oportunidade de aprender a tocar um instrumento e ampliar seu reportório cultural. A arte educa e salva”, complementa Karine Santos, Coordenadora dos núcleos de cultura da SEMED.

De acordo com a coordenadora, todas as escolas da rede urbana, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental - Anos Finais, recebem as oficinas do núcleo de cultura. “Algumas escolas possuem duas, três até quatro oficinas. Vai depender da quantidade de alunos que a unidade de ensino possui”, explica.

As oficinas possuem um vasto leque cultural abrangendo aulas de canto coral, percussão, bandolins, violão, teclado, saxofone, flauta doce, capoeira, teatro e dança. “Temos também os ‘Conguinhos’, que é o grupo Louvação Mirim, do Rosário. Como essa expressão é desenvolvida há muito tempo no bairro, trabalhamos ela na Escola Francisco Quirino, que pertence a localidade. Colocamos essa oficina para manter a cultura do bairro.”, enfatiza Karine Santos.

“Os núcleos de cultura não ficam só dentro dos muros da escola. Eles têm ganhando uma dimensão além do ambiente escolar. Quando o aluno participa de uma oficina, aprende a tocar um instrumento ou a cantar, ele se vê como parte importante da sociedade. Os núcleos dão essa abertura e visibilidade para a criança se sentir importante, como alguém que transmite uma cultura. Para mim é um dos projetos mais lindos do município, pois ele desperta a valorização do individuo.”, finaliza a coordenadora.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Educação


Endereço
Rua Zacarias de Góis e Vasconcelos, 355 - Centro
64500-000 Oeiras (Piauí)
Site desenvolvido pela Lenium