A- A A+
Notícia
06/06/2019 às 11h47 - atualizado em 06/06/2019 às 14h32

Oeiras promove 7ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e 4ª Mostra Educanvisa

Realizados pela Prefeitura, através da ação integrada das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Gerência Municipal de Meio Ambiente

Oeiras promove 7ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e 4ª Mostra Educanvisa
Oeiras promove 7ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e 4ª Mostra Educanvisa

O município de Oeiras promoveu nesta quarta-feira, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, a 7ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e 4ª Mostra Educanvisa. Realizados pela Prefeitura, através da ação integrada das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Gerência Municipal de Meio Ambiente, os eventos aconteceram na Escola Municipal Agrotécnica, e reuniram profissionais de saúde, professores e centenas de estudantes da rede pública municipal e estadual.

 Coleta seletiva e reciclagem foram os temas centrais do projeto, que marca o encerramento do projeto Educação Ambiental e Saúde, desenvolvido em todas as escolas da rede municipal de ensino, com alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo é inspirar os estudantes a pensarem soluções para restabelecer o equilíbrio ambiental, gerando mais qualidade de vida para suas comunidades.

“É um trabalho de educação, porque acreditamos que a formação da criança e do adolescente é quem é capaz de mudar todas as estatísticas em relação à destruição do meio ambiente, que é nossa casa maior, nossa Casa Comum, e que precisa ser cuidada. Precisamos investir na formação de consciências. Os professores da rede abraçaram a causa do meio ambiente e se tornaram multiplicadores essenciais, junto com os alunos e agentes de combate às endemias. Incutindo nas crianças a consciência ecológica podemos transformar nosso município pela educação”, frisa a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

O projeto Educação Ambiental e Saúde também interage com os conhecimentos do projeto Educanvisa – ação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que leva assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar. Desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, o Educanvisa tem propósito de estimular os estudantes e professores a dialogarem e refletirem sobre as questões socioambientais.

“É um trabalho intersetorial, que tem feito a diferença, sendo referência e exemplo dentro das áreas técnicas do município. É muito emocionante perceber que as crianças tomam gosto por esse projeto, que veio com o intuito de levar para a população a importância do trabalho da Vigilância Sanitária. Um trabalho que vai além da fiscalização, a Vigilância Sanitária educa”, argumenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde, ressaltando que o trabalho do município de Oeiras no desenvolvimento das ações do Educanvisa ganhou reconhecimento nacional por parte da Anvisa.

Na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, os alunos participaram de um bate-papo ecológico com o Palhaço Pancinha e, em seguida, foram divididos em cincos eixos temáticos – Educação e Saúde, Alimentação Saudável, Coleta Seletiva e Reciclagem, Medicamentos e Cosméticos e Saneantes. Logo depois, os estudantes apresentaram os temas abordados através de paródias, peças teatrais, números musicais e poesias.

O encontro contou com a presença dos técnicos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – Luciana Rodrigues, Wagner Santa e Lorena Carvalho –, que visitaram as escolas municipais, realizando um estudo sobre boas práticas de gestão escolar no âmbito da educação básica.

No encerramento, todas as escolas participantes receberam mudas de plantas nativas, produzidas no Viveiro Municipal.

 

 

 

 

 

 CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS IMAGENS DO PROJETO

Secretaria Municipal de Educação


Endereço
Rua Zacarias de Góis e Vasconcelos, 355 - Centro
64500-000 Oeiras (Piauí)
Site desenvolvido pela Lenium