A FLOR envolve a produção literária e artística de todos os alunos da rede municipal de ensino e é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto aplicado durante todo o ano letivo nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos estudantes da rede.
Em agosto deste ano, Lúcia Hiratsuka esteve em Oeiras, participando de bate-papos e oficinas com professores e estudantes da rede municipal de ensino. Agora, a escritora deve voltar a Oeiras para conferir de perto a culminância do projeto e as homenagens preparadas pelos alunos, na Feira Literária.
Lúcia Hiratsuka tem diversos livros escritos e premiados, entre eles, a coleção de contos e lendas do Japão Urashima Taro – A história de um Pescador, que recebeu o selo de altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ) e os títulos Histórias Guardadas pelo Rio e Chão de Peixes, vencedores do Prêmio Jabuti (2019) nas categorias melhor livro juvenil e melhor ilustração, respectivamente.
Ela é a nona escritora homenageada na FLOR, que já celebrou outros nomes importantes da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Mauricio de Sousa (2015), Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017), Roseana Murray (2018), Ilan Brenman (2019), Leo Cunha (2020).